26 de abril de 2011

EXERCÍCIO FÍSICO E OCORRÊNCIA DE CÃIBRAS



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Em resposta a dúvida do leitor do blogger a respeito da última postagem “Exercício Físico e dor muscular tardia” Embora esse dois tipos de mialgias sejam comum em praticantes de Exercícios físicos e que possivelmente tenha como fator causal uma lesão muscular, existem uma diferença entre esses dois tipos de dor.
Então vamos descrever as características e possíveis causas das câimbras:
A câimbra é uma lesão muscular de condição transitória, que provoca uma rápida contração muscular involuntária e dolorosa, gerando um espasmo muscular. A cãibra acomete atletas (amadores e profissionais) durante ou após a atividade física de alta intensidade, pode ocorrer também durante o sono ou repouso, quando os músculos permanecem em posição de encurtamento.
Alguns fatores como: treinamento excessivo, déficit de equilíbrio muscular (alongamento e fortalecimento), má nutrição e hidratação antes e pós-atividade física e exercícios de alta intensidade realizados sobre calor intenso provocam suor e diurese, causando desidratação corporal que vai influenciar diretamente na diminuição da taxa de cálcio, sódio, potássio e magnésio do corpo, causando um desequilíbrio iônico (perda de eletrólitos). Esse desequilíbrio iônico leva a degradação das proteínas musculares responsáveis pela contração muscular. Essa degradação vem seguida de fadiga muscular que se transforma em contração espasmódica e dolorosa.

A cãibra é de fácil diagnóstico clínico. A pessoa pode apresentar dores intensas e localizadas, enrijecimento muscular e perda momentânea de mobilidade. Especificamente em corredores, a cãibra acomete principalmente músculos da panturrilha, posteriores da coxas e abdominais.
COMO TRATAR
E qual a melhor forma de prevenir cãibras? A resposta nem sempre é tão simples. Diversos fatores devem ser observados para traçamos um procedimento para minimizar os sinais e sintomas da cãibra.
Para evitar cãibras durantes a prática de exercícios físicos, a pessoa deve ater-se ao excesso de treinamento e aos primeiros sinais de fadiga do corpo, sendo esse o principal aviso que está na hora de diminuir a carga momentaneamente até o corpo se recuperar. Insistir em treinar fadigado, além da cãibra pode causar outras lesões mais graves, entre elas o estiramento muscular.
Trabalhos prévios de aquecimento e reequilíbrio muscular (alongamentos e fortalecimentos musculares) feitos de forma periodizada são de grande valia para prevenção de cãibras, além de uma correta hidratação e nutrição antes e pós-atividade física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário