22 de março de 2011

DRENAGEM LINFATICA: MITOS E VERDADES


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Atenção mulherada de plantão que quer ficar com um corpo sarado de forma imediata.
Nos últimos anos inúmeros procedimentos têm sido propostos e utilizados em clinicas de estéticas prometendo mudanças corporais rápidas com perda de gordura localizada e eliminar de vez com as celulites. Um dos procedimentos bastante utilizados é a drenagem linfática, uma massagem manual criada em 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder para tratar os pacientes com problemas respiratórios.
Este tipo de procedimento evoluiu bastante podendo ser feito tanto manualmente como por auxílio de aparelhos, desse modo desde que seja realizada por profissionais capacitados e acompanhados do “dever de casa”, a drenagem linfática pode promover resultados satisfatórios. Então a drenagem linfática emagrece ou não?


Mito, para que ocorra emagrecimento é necessário que o corpo tenha um balanço energético negativo e isso só acontece ou por redução da ingestão calórica ou por gasto calórico com exercício físico.
Então por que a drenagem linfática reduz medidas? Isso ocorre por que essa massagem estimula a circulação melhorando o sistema linfático, sobretudo na redução de endema, ou seja, reduzindo a retenção liquida. Como a massagem reduz o inchaço causado pelo acúmulo de líquido há uma leve redução nas medidas na região especifica.
A drenagem linfática reduz gordura promovendo o emagrecimento! Outro mito.
Primeiro só existe duas formas de reduzir gordura: ou utilizá-la como fonte de energia ou através de lipoaspiração. Entretanto, este procedimento não faz nem uma coisa nem outra. Então como esta técnica funciona?
A gordura, principalmente aquela acumulada há muito tempo, tem uma espécie de membrana, uma capa que dificulta sua mobilização para ser usada como energia. Essas técnicas não invasivas conseguem quebrar essa membrana, tornando a gordura mais líquida e facilitando sua utilização como energia para ser eliminada.
Portanto, é fundamental entender esse ponto. Esses tratamentos facilitam a utilização da gordura como energia, mas para que realmente exista essa utilização é preciso criar demanda.
E para criar demanda é preciso fazer dieta e exercícios. Isso mesmo, sem dieta e exercícios a eficiência desses tratamentos fica comprometida, já que a gordura passa a circular e como não tem utilização pode voltar a acumular sob a pele ou no fígado, causando problemas mais sérios como a hesteatose hepática não alcoólica.
Apesar de não ser mágica (já que para emagrecer não existe mágica, não é?), esses recursos podem ajudar principalmente a eliminar aquelas bolsinhas de gordura localizada que teimam em permanecer.
Mas se alguém insistir em fazer tais procedimentos sem fazer dieta e exercícios, tenha certeza que a única coisa que vai emagrecer é o bolso.http://baltarpersonalfsa.blogspot.com/2011/03/drenagem-linfatica-mitos-e-verdades.html

2 comentários:

  1. Ótima postagem, muitas pessoas inda são inludidas/ ou querem se inludir achando que drenagem emagreçe e vai ficar com a barriga chapada. Vc é o Kra e a kd dia curto o seu blogger pelas postagens bem diversificadas.

    ResponderExcluir
  2. O melhor Blog sobre Musculação e Afins que conheço. RECOMENDO à TODOS !

    ResponderExcluir