25 de março de 2011

Novo método de avaliação de gordura corporal usa tamanho dos quadris para medir gordura do corpo


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisadores da universidade americana da Califórnia criaram um novo método para medir a quantidade de gordura no corpo. Por essa nova medição, o peso correto ou não de cada um está diretamente relacionado ao tamanho dos quadris.
Um novo índice para medir uma velha questão: estou com o peso certo? De acordo com o Índice de Adiposidade Corporal (IAC), ou gordura do corpo, quanto maior a circunferência dos quadris em relação à altura, maior a chance de estar acima do peso.
Pela tabela do IAC, o índice de gordura saudável para mulheres vai de 21 a 32 pontos; de 33 a 38, ela está acima do peso e acima de 38 pontos já é considerado obesidade. O IMC, que é o sistema mais antigo, mede o índice de massa corporal relacionando o peso e a altura.


“O IMC só mostra o volume a pessoa, o quanto de massa tem distribuída. O IAC já diferencia a massa gorda do restante do tecido, a massa magra”, explica o professor de educação física André Mendes.
Segundo a tabela do IAC, homens têm peso normal na contagem entre 8 e 20 pontos; de 21 a 25 estão acima do peso; e com mais de 25 pontos estão na faixa da obesidade. O IAC é mais um índice utilizado na luta contra a balança, mas ele não substitui exames que vão dizer com precisão quais os índices de gordura corporal da pessoa.
Nenhum deles dá uma situação definitiva, há falhas na utilização dos métodos mesmo que aplicados corretamente”, alerta o médico Walmir Coutinho, da Sociedade Brasileira de Endrocrinologia.
O novo sistema mede o índice de gordura e indica se estamos ou não acima do peso: é o Índice de Adiposidade Corporal (IAC). Para fazer o cálculo, basta usar a seguinte fórmula:
IAC: [Quadril / (altura x √altura)] – 18
Ou seja, calcule a raiz quadrada da sua altura e a multiplique pela sua altura real. Divida a medida do seu quadril pelo resultado da conta que você obteve. Do resultado final, subtraia 18. Você terá a pontuação.
FONTE: www.g1.com.br/bom-dia-brasil
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI217675-15257,00-O+EXCESSO+DE+GOSTOSURA+VIROU+GORDURA+SITE

Nenhum comentário:

Postar um comentário