16 de fevereiro de 2011

Consumo de cerveja não engorda. Será?


Em recente estudo realizado na Espanha com uma amostra de 1249 participantes, sendo homens e mulheres com mais de 57 anos,apontou que o consumo de cerveja não aumentou a coposição corporal dos individuos pesquisados e que em alguns casos ocorreu uma pequena perda de peso. Além disso, os pesquisadores Ramón Estruch, do Serviço de Medicina Interna do Hospital Clínic, e Rosa Lamuela, do departamento de bromatologia e Nutrição da Universidade de Barcelona concluiram que o consumo moderado associado a uma alimentação saudável( estilo mediterranêo) e a prática regular de exercício físico oferece um efeito cardioprotetor.
Os autores do estudo evideciaram que o consumo moderado de cerveja reduzia o risco de diabetes e hipertensão arterial, isso se deve a melhora na ação da insulina, hormônio facilitador do transporte de glicose, e a grande quantidade de ácido fólico encontrado na bebida que reduz a rigidez das arterias.
Entretanto, os pesquisadores observaram que estes benefícios só ocorreram no grupo de indíviduos que ingeriram de 0,2 a 0,5 litros de cerveja por dia, que consumiam diarimente frutas,verdura e legumes e que faziam exercicio físico regularmente. Portanto o estudo não justifica o consumo exagerado da bebida, devendo ser feito de forma moderada.





Em um outro estudo logitudinal realizado pela Universidade de Havard com 109.690 mulheres com idades entre 25-42 anos durante 10 anos demostrou que o consumo moderado de cerveja reduzia o risco destas mulheres desenvolverem Diabetes melitus tipo 2.
"No entanto, as mulheres mais jovens não devem ver os resultados como uma razão para começar a beber, pois o álcool pode aumentar o risco de câncer de mama", aponta o co-pesquisador Dr. JoAnn Manson, chefe de medicina preventiva em Brigham de Harvard.
Apesar dos benefícios encontrados em ambos os estudos os resultados não justificam para encorajar aqueles que não bebem regularmente para fazê-lo para benefícios á saúde.

Este estudo foi publicado no periódico Archives of Internal Medicine. S. Goya Wanname

Nenhum comentário:

Postar um comentário