26 de março de 2011

Alimentação versus Suplementação



A maioria das pessoas que praticam musculação sempre busca aquele suplemento mágico que vai deixar um corpo super sarado no menor espaço de tempo possível.
Inicialmente devemos lembrar que dieta e musculação promovem resultados a longo prazo, lógico que em curto prazo tem ótimos resultados também, porém você não pode querer mudar em 3 meses um corpo que foi daquele jeito durante 20 anos, por exemplo.


Esse é um dos maiores erros dos freqüentadores de academias, uma boa alimentação é à base de tudo, de qualquer resultado. Enquanto você não estiver com a sua dieta balanceada corretamente e de acordo com a sua individualidade e os seus objetivos, os resultados dos suplementos serão insatisfatórios ou nulos.
Não adianta gastar o “olho da cara” comprando suplementos protéicos se no resto da sua alimentação você não está consumindo uma quantidade boa de proteína para os resultados que almeja ou então esta consumindo muita proteína, mas não esta consumindo as quantidades necessárias de carboidratos, que dependendo do seu objetivo vai atrapalhar bastante no resultado. Por exemplo, o carboidrato vai aumentar as reservas de glicogênio muscular que ira lhe fornecer energia durante os treinos, além disso, a ingestão de carboidrato, principalmente no pós-treino aumenta o pico de insulina, um hormônio potencialmente anabólico e importantíssimo para o crescimento muscular.
Atualmente, o nutricionista esta cada vez mais presente nas academias, mas ainda existe muita resistência do público, especialmente homens que buscam hipertrofia e acham que já sabem tudo de nutrição, e acham que uma faculdade, pós-graduação, artigos científicos não valem de nada, que o que é verdade é o que o amigo dele toma ou aquilo que ele leu em um fórum da internet.
Todos nós temos nossas individualidades biológicas e o que funciona pra ele não funciona para você, a dieta dele pode estar boa para ele, mas inadequada para você, vale lembrar que dieta não é receita de bolo pronta, cada pessoa necessita de uma alimentação que mais se adapta a você.
Existem ótimos suplementos no mercado, mas a maioria ainda se baseia em marketing e não de resultados evidenciados em estudos científicos. Aprenda a se alimentar, procure um nutricionista, enquanto você não aprender a se alimentar vai ter sempre que depender de milhares de suplementos e com um alto custo. Antes de ir gastar 200 reais ou mais com um SUPER suplemento que virou moda nos EUA, gaste seu dinheiro em uma consulta, com certeza a mudança na sua dieta vai te trazer resultados bem melhores que o suplemento da moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário